sábado, 21 de fevereiro de 2015

Os três alunos pobres da turma...


Era uma vez uma turma com dezanove alunos. Quinze desses alunos eram muito ricos. Um dos alunos era considerado remediado e três eram muito pobrezinhos!
O professor da turma era dotado duma particularidade: tinha três cabeças! Pensar com uma cabeça já é difícil, agora pensar com três é um autêntico quebra cabeças...No essencial, este professor, muito disciplinado e organizado, reflectia as orientações metodológicas dos donos dos colégios universais.
Do grupo dos quinze alunos muito ricos, emergia um super-dotado, com uma capacidade de raciocínio aliada a uma capacidade de realização notáveis.Alto, loiro, de olhos azuis de origem germânica, exercia um fascínio sobre toda a turma.O próprio professor submetia-se à suas exigências, seguindo as suas recomendações e orientações.
Os três alunos pobrezinhos viviam horas difíceis. A sua adaptação a um grupo tão sofisticado e exuberante, era uma tarefa árdua. As agruras do meio contribuíam fortemente para uma baixa auto-estima. A subserviência era a maneira prática dos pobrezinhos sobreviverem e de serem aceites pelos colegas muito ricos! O desdém da turma para com os seus colegas da periferia, pobres e preguiçosos era aviltante. Exigiam regras comportamentais duras, vexatórias e lesivas da suas própria dignidade.
Um dos pobrezinhos, de origem helvética, num assomo de revolta, disse em voz alta " Basta!" .
Todos se entre-olharam, o professor entrou em pânico, os meninos ricos pasmaram com a desfaçatez do indigente! O aluno sobre-dotado vociferou " Não há mais dinheiro para o pobre"!.
Os outros dois pobrezinhos, de origem ibérica, contra o que era expectável,zombaram e riram-se com desprezo do helvético.Dotados duma fidelidade canina, fartos de serem pobres alinharam com os ricos, e opuseram-se com tenacidade contra os desvarios do colega helvético.
A comunidade ibérica ruborizou de vergonha. Os seus dois bons alunos tinham ficado de cócoras!!

Sem comentários:

Enviar um comentário