terça-feira, 16 de julho de 2013

itinerários: minha chegada a macedo de cavaleiros


Cheguei a Macedo de Cavaleiros de comboio. Tinha 25 anos. Na estação, os canteiros cuidados e floridos, pareciam estar ali propositadamente para saudar, com os seus suaves e inebriantes perfumes, os passageiros desembarcados. De fronte vislumbrei uma imponente e majestática serra. O apito lancinante da locomotora, despertou-me do fugaz encantamento. A mala que transportava pareceu pesada demais. O comboio retomou a sua marcha lentamente, sujeitando os carris a um ranger forte e dorido, rumo a outras paragens  como se despedisse de mim. Fiquei só por uns momentos. Linda aquela serra!

Bornes é o seu nome, vim a saber mais tarde. É pesada a minha mala. Anteriormente não tinha notado. Para além das roupas, talvez o mais pesado fossem os sonhos que secretamente carregava junto dos meus inseparáveis livros. A viagem do Porto até ao Tua tinha sido encantadora, mas o troço em linha estreita do Tua até Macedo de Cavaleiros foi deslumbrante! A respiração fica suspensa com tamanha beleza. Esplendorosa paisagem que apazigua a nossa alma. Notável o telúrico esforço daqueles nossos antepassados que esventraram e perfuraram as fragas, tornando possível a colocação da linha férrea. Lindo o rio, serpentando as colinas, lá ao fundo, adornado por amieiros, freixos e salgueiros. Hoje, a linha férrea jaz moribunda e abandonada, para nosso opróbrio. No início dos anos oitenta, quando o governo de então, desenhou o seu encerramento, escrevi um texto que originou um abaixo-assinado com centenas de assinaturas contra o seu encerramento. Debalde, a linha foi encerrada, o alcatrão venceu. Até agora…Os autarcas da região agrilhoados a critérios político-partidários, ficam indelevelmente ligados a esta infausta e funesta decisão…
No centro da vila, junto ao edifício da Câmara Municipal, encontrei a pensão Flórida. Permaneci duas noites nesta pensão até me hospedar numa casa particular. No dia seguinte apresentei-me na Escola Preparatória, funcionava onde hoje se ergue o Edifício Translande. Gostei da Escola. Adaptada, funcional e simples. A minha estreia como professor foi seguida com interesse pelos colegas mais velhos. Incentivaram-me, deram-me alguns conselhos, irradiavam entusiasmo na arte de ensinar. Depois da minha primeira aula, esperaram-me no corredor para saber como tinha decorrido. Gesto bonito e reconfortante, que me sensibilizou e nunca mais esqueci. A maioria dos meus primeiros alunos era da aldeia. Tinham bastantes carências ao nível social, económico e cultural, mas eram dotados duma simplicidade comovente. Eram humildes e afectuosos, generosos e obedientes. O aprumo e a higiene, requeriam alguns cuidados. Muitas vezes não tomavam o pequeno-almoço em casa. Os professores responsáveis pela direcção rapidamente atalhavam estas situações. Todos os professores estavam atentos e a solidariedade não era uma palavra inócua. Nos intervalos, de repente, já se jogava xadrez e damas em torneios organizados por professores e alunos. Aos meus, que se destacavam no confronto com os outros, oferecia livros. O entusiasmo e a alegria polvilhavam o ambiente escolar.
Com o decorrer do tempo, conheci o Presidente da Câmara, no seu estabelecimento comercial. Era uma espécie de lugar de tertúlia! Ali se juntavam comerciantes, professores, advogados, agricultores, e povo em geral. Como era fácil encontrar e dialogar com o Presidente da Câmara! Ao contrário dos grandes centros, que ninguém conhecia ou sabia quem era o Presidente, aqui, ao virar da esquina, cumprimentava-se o Presidente. Para todos, tinha uma palavra amiga de conforto e esperança na resolução daquele problemazito pessoal que por vezes lhe era colocado. Era uma pessoa boa o Presidente. Recordo com saudades as conversas misturadas com a venda de botões, alfinetes e peças de vestuário medidas a metro, e cruzadas com as perspectivas entusiásticas da construção do novo hospital e da barragem do Azibo, obras emblemáticas do Presidente Pescadinha e estruturalmente marcantes para o desenvolvimento de Macedo de Cavaleiros. Recordo um episódio, peculiar da sua personalidade, quando já exercia funções na câmara em regime de avença. Ao sair dum gabinete, deparo-me com uma senhora, vestida de preto, com ar sombrio e triste. Interpelei-a no sentido de tentar compreender a razão da sua amargura. Pretendia prolongar a sala de sua velha casa, devido à existência de humidade que a afligia durante anos, construindo três paredes em cima do logradouro. A informação técnica do arquitecto, e de acordo com as normas em vigor, devia apresentar um projecto de arquitectura quer de toda a casa existente, quer da parte nova a construir. Esta exigência normativa, implicava uma despesa na ordem dos 100 a 150 contos, completamente fora do alcance desta senhora de Lagoa. Subi ao piso superior, em direcção ao gabinete do Sr. Presidente. Expus-lhe a situação.

De imediato, chamou o Jorge, funcionário da secção de Obras e solicitou que se fizesse acompanhar do processo da senhora. Leu a informação técnica atentamente e exarou o despacho “ Apesar da informação técnica, emita-se a licença de obras”. Gesto bonito e cheio de generosidade.  impossível nos dias de hoje.
Mas as relações entre a Câmara e as juntas de freguesia estavam inquinadas pela partidarite, resultante do sistema eleitoral vigente, que visa eleger não os melhores, mas os carreiristas filiados em partidos políticos, apostados em melhorar o seu modo de vida em detrimento das populações que dizem representar. Sempre manifestei discordância  à formalização de listas partidárias ao nível das eleições para as freguesias e até mesmo para a Câmara Municipal. Não faz sentido dividir as pessoas, idóneas, competentes e com o sentido cívico forte de servir as populações, através da compartimentação de listas partidárias. O conceito de esquerda versus direita não faz qualquer sentido neste tipo de eleições. Lembro-me de quando estava no serviço militar, numa acalorada assembleia de militares, no ano de 1975, um Sargento-Ajudante, tomar a palavra e questionar “ … estamos para aqui fartos de falar em esquerda e em direita, mas gostaria que me esclarecessem: afinal o que é a esquerda e o que é a direita? “ Silêncio absoluto. O oficial miliciano que estava na mesa a moderar a reunião solicitou: “ alguém pretende responder ao Sr. Sargento-Ajudante? “ Silêncio novamente. Ninguém ousava tomar a palavra. Repentinamente dirigi-me à mesa disposto a responder à pergunta. Ao olhar para a assembleia de militares, fiquei aturdido. Quase quinhentos militares à espera do meu contributo.
O meu coração batia com tanta intensidade que parecia saltar-me do peito. Com tanta ansiedade não iria conseguir articular qualquer tipo de ideia. Tinha 22 anos. A minha experiência política era nula. Resumia-se à leitura de meia dúzia de livros de ciência política. Grande sufoco! Que raio de ideia tive. Estava ali tão bem sentado! Respirei fundo algumas vezes. Até que … disse “…o conceito de esquerda e direita tem origem nos primórdios do parlamentarismo inglês.
 Os deputados representantes das elites privilegiadas financeiras, do capitalismo industrial e dos grandes proprietários sentavam-se no lado direito do parlamento. Os representantes das camadas mais desprotegidas da população, dos trabalhadores assalariados, sentavam-se do lado esquerdo do parlamento. Assim, os partidos da direita,  agora constituídos, na sociedade portuguesa, tenderão a representar os interesses das elites que sustentaram o antigo regime, os partidos da esquerda tenderão a representar os interesses do povo português, que se encontrava amordaçado e desprovido dos mais elementares direitos de cidadania ”. Uma estrondosa salva de palmas permitiu-me descortinar o lugar onde estava sentado. Uf! Que alívio---



Sem comentários:

Enviar um comentário