sexta-feira, 28 de outubro de 2011

indiferença

Lembram-se da famosa citação dos anos 30?...

 “ Primeiro prenderam os comunistas,
E eu não disse nada porque não era um comunista.
A seguir prenderam os judeus,
E eu nada disse porque não era um judeu.
Logo vieram pelos operários,
E eu nada disse porque não era nem operário nem sindicalista.
E então meteram-se com os católicos,
E nada disse porque eu era protestante.
E quando, finalmente, vieram por mim,
Já não restava nada para protestar. “

Podemos aplicá-la ao nosso pobre país…

Primeiro fecharam algumas estações do caminho-de-ferro, e nada dissemos
porque não precisávamos,
depois reduziram as carruagens,
logo a seguir fecharam as linhas férreas, e construíram muitas  auto-estradas, e
ficamos contentes…e os economistas embevecidos,
a seguir deram-nos dinheiro para abater barcos e deixar de produzir,
havia de tudo nos hipers,
ficamos contentes e calados... e os grandes grupos económicos felizes,
depois, como não havia casas nem carros para todos, emprestaram-nos
 dinheiro a juros baixos, e ficamos alegres… e os banqueiros sorridentes,
agora, tiram-nos os rios para colossais barragens de duvidosa utilidade,
e nada dizemos…e os políticos satisfeitos,
finalmente…. quando nos tirarem a alma
será ….muito  tarde para reagir…e o país ficará espúrio e errante... 

Sem comentários:

Enviar um comentário